quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Imitando Maria!


Lucas 1, 46-56
Por Padre Luis Fernando Soares
Introdução:

Nós, cristãos católicos, aprendemos desde cedo a ter um carinho especial por Maria. Cumprimos assim a profecia: “Pois ele lembrou de mim, sua humilde serva! De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim. O seu nome é Santo.” (Lucas 1, 48-49). Apesar da Sagrada Escritura honrá-la e nos mandar honrá-la, Maria tem sido causa de contradição entre os cristãos (católicos e evangélicos). Se consideramos Maria como o Evangelho a considera, a polêmica que cerca a Mãe do Senhor será desnecessária. Hoje, observamos que a maioria dos cristãos, no que diz respeito à Maria, encontram-se nos extremos. Para alguns, existe “Maria demais”, pois através de tantos títulos, funções, devoções; ofuscam a humildade, a grandeza e a beleza de Maria, reveladas na Bíblia. Outros têm “Maria de menos”, pois quase que ignoram a pessoa e o papel de Maria no plano de salvação. Já ouvi dizer que Jesus, no texto do Evangelho de hoje, ignora sua mãe. Logicamente isto não é possível, porque se assim fosse, Jesus teria cometido um pecado, uma vez que o mandamento de Deus diz: “Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.” (Êxodo 20,12).
O Evangelho quer, na verdade, ensinar-nos o jeito certo de honrar Maria. Certa vez, uma senhora me disse: “Padre, parece que o senhor não tem muita devoção à Maria, pois o senhor fala muito pouco a respeito dela”. Eu respondi: “Ao contrário, é por ter muita devoção a ela que prefiro falar mais de Jesus, pois foi ela que me ensinou a fazer isto, quando disse: “Façam o que ele (Jesus) mandar.” (João 2, 5). Como as pessoas conhecerão Jesus e farão o que Ele mandar se não O conhecerem através da pregação do Evangelho. Para muitos, honrar Maria é somente falar muito dela, peregrinar a um santuário mariano e outras práticas, mas a honramos de verdade quando a imitamos, como ela procurou imitar Jesus sendo sua mais fiel discípula. Como, então, poderemos imitar Maria? Vejamos como a Sagrada Escritura nos apresenta Maria:
1 – Cheia de Graça: “O anjo veio e disse: — Que a paz esteja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.” (Lucas 1, 28). – Significa ser cheia do Espírito Santo. Maria buscava por meio de uma vida de oração e dedicação a Deus, estar sempre em comunhão com Deus. Ela deseja que nós estejamos sempre em oração.
2 – Serva do Senhor: “Maria respondeu: — Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer! E o anjo foi embora.” (Lucas 1, 38). – Estava sempre à disposição de Deus para o que Ele quisesse. Quando foi chamada a ser a mãe do Senhor, imediatamente disse sim. Ela deseja que nós também estejamos disponíveis para Deus.
3 – Mulher de fé: “Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse.” (Lucas 1, 45). – Maria sempre acreditou em Deus, pois sabia que aquilo que Deus prometia, Ele cumpria. Ela deseja que nós acreditemos e confiemos plenamente Nele.
4 – Acolhedora da Palavra: “E a sua mãe guardava tudo isso no coração.” (Lucas 2, 51b) – Maria ouvia a Palavra, meditava a Palavra e vivia a Palavra, por isso, podemos chamá-la de mãe do Senhor, pois ela o é: por ter dado à luz a Jesus e por obedecer a sua Palavra (Ver Lucas 11, 28). Ela deseja que nós sejamos acolhedores e obedientes ao Senhor.
5 – Mulher forte: “Perto da cruz de Jesus estavam a sua mãe…” (João 19, 25). – Maria sabia enfrentar as adversidades e com a graça de Deus, vencê-las. Ela não permitia que as dificuldades a derrubasse. Ela deseja que nós também estejamos de pé, diante das cruzes da nossa vida.
Conclusão: Você deseja ser um devoto de Maria? Então faça como o apóstolo João que a levou para casa dele (ver João 19, 27). Leve o exemplo de Maria para sua vida, porque ela sempre soube fazer tudo o que Jesus mandava.
Perguntas
1 – Você é devoto (a) de Maria?
2 – Como você pode verdadeiramente imitá-la?
Deus vos Abençoe!!!
Observação: As citações bíblicas usadas neste texto de reflexão foram extraídas da Bíblia Sagrada – Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Editora Paulinas. As numerações dos Salmos podem variar de acordo com a tradução da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário